A primeira leva de actores portugueses, entre eles Maria João Bastos, Marco d’Almeida e Filipe Duarte, protagonistas de um triângulo amoroso que vai dar brado em São Tomé e Príncipe, está de partida para o Brasil. O trio integra o vasto elenco da série ‘Eduador’, que a TVI estreia ainda este ano.
As imagens captadas na zona de Cachoeira, a cerca de 100 quilómetros de São Salvador da Bahia, e nas antigas roças situadas nos arredores do Rio de Janeiro representam São Tomé, que, segundo a produção da série "não tinha meios logísticos para albergar cerca de meia centena de actores, além dos técnicos e meios necessários a esta grande produção. As casas senhoriais da ilha estavam degradadas. As do Brasil estão muito bem conservadas e dispõem de todas as condições de que precisamos." Além dos intérpretes de ‘Ann Rhys-More’ (Maria João Bastos), mulher de ‘David Jamesen’ (Marco d’Almeida), cônsul britânico em São Tomé, e amante de ‘Luís Bernardo’ (Filipe Duarte), o ‘governador’ recém-chegado às ilhas, estão também de partida José Wallenstein, Paula Lobo Antunes, Ana Bustorff, Miguel Monteiro, Luís Lucas, Pedro Carmo, Vítor Nobre, Adriano Luz e Fernando Luís.
A pequena cidade de Cachoeira será palco de dois grandes eventos: a chegada de ‘Luís Bernardo’ e a visita do príncipe D. Luís Filipe (Pedro Granger), herdeiro ao trono de Portugal. Além de todos os actores que estão a gravar no Brasil, estarão em cena cinco mil figurantes brasileiros. Haverá também um baile de recepção ao governador, que contará com os senhores da terra, nobres e riscos, e as respectivas famílias. Elenco e técnicos vão estar no Brasil por fases e à medida que se vai gravando a série baseada no original homónimo de Miguel Sousa Tavares, ‘Equador’, adaptado para televisão por Rui Vilhena.
A imprensa cor-de-rosa fala de um romance entre Maria João e Marco, mas os actores nunca o confirmaram.
Créditos: CM